Painel 6 – José Saleiro

Painel 6
Secção de Animação Turística

José Saleiro
Vertente Natural

Sócio e gestor da empresa de animação turística Vertente Natural, iniciou a sua vida profissional como analista de sistemas no Grupo Entreposto. Posteriormente formou-se em Técnico de Turismo Nautico pela Escola Superior Nautica Infante Dom Henrique/ Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde obteve a categoria de Patrão de Alto Mar. Em 2008 fundou a ACOMTS (Associação Comercial dos Operadores Marítimo-Turísticos de Sesimbra), que presidiu até 2013, altura em que promoveu a integração desta na APECATE que deu origem ao DOMT – APECATE (Departamento de Operadores Marítimo-Turísticos da APECATE) reforçando a expressão deste sector.  A par do DOMT, formou também o DTN – Departamento de Turismo de Natureza que tem como principal objetivo representar o Operadores de Turismo de Natureza nos Conselhos Estratégicos da Áreas Protegidas.

Membro fundador do grupo TuriFórum (grupo informal que agrega mais de 40 empresas e instituições ligadas ao Turismo de Sesimbra, liderou e participou em vários projetos como por exemplo a construção do PET- Plano Estratégico de Turismo de Sesimbra, a representação do Turismo no grupo de MARGov (Desenvolvimento de um modelo de Governância Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas) os levantamentos das cartas arqueológicas de Sesimbra e de Setúbal. Espeleólogo pela Federação Portuguesa de Espeleologia, com mais de 20 anos de experiencia, fez parte em diversas explorações e descobertas de novas grutas na Arrábida.

Atualmente dedica-se em exclusivo a Animação Turística, centrado na resolução de problemas ligados ao desenvolvimento dos Operadores de Turismo de Natureza, dos Operadores Marítimo-Turísticos e dos destinos de Turismo Nautico/ Estações Náuticas e Turismo de Natureza, tendo exercido o cargo de vice-presidente da direção da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Animação Turística Congressos e Eventos, entre 2016 e 2018.

Voltar