Painel 4

Amílcar Nunes
Ernst & Young

Amílcar Sampaio Nunes é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa – School of Business and Economics e pós-graduado em Fiscalidade pela Universidade Técnica – IDEFE – Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos Financeiros. Desde 2004 que exerce funções de Consultor Fiscal na Ernst & Young, agora EY, desempenhando atualmente o cargo de Associate Partner para a Área de Tributação Indireta. No âmbito da sua atividade regular, acompanha em matéria de IVA as operações efetuadas por grupos económicos nacionais e multinacionais, em Portugal e em outras jurisdições. Possui ainda experiência relevante em legislação Portuguesa e Europeia em matéria de Imposto Sobre o Valor Acrescentado, tendo participado em diversas conferências internacionais enquanto orador sobre temas diversos subordinados à fiscalidade indireta, com especial destaque no IVA e outros impostos sobre o Consumo. Acompanha de perto a introdução do IVA em Angola, tendo já participado com a Administração Geral Tributária Angolana num conjunto alargado de conferências e eventos de esclarecimentos diversos sobre a introdução do IVA naquele país. Detém ainda uma experiência significativa no acompanhamento de questões sobre tributação em matéria de impostos especiais de consumo, designadamente ISP, IST e IABA.

Já colaborou com a Universidade Católica – Business and Economics School of Lisbon, em duas versões do curso de Direitos Aduaneiros, com referência aos módulos de IVA e Impostos Especiais Sobre o Consumo e IVA na Importação. É Professor do módulo de IVA da Pós-Graduação de Fiscalidade do IDEFE-ISEG, iniciada no ano de 2018/2019.

Frequentemente convidado enquanto orador em seminários e conferências sobre IVA e Impostos Especiais de Consumo, colabora ainda regularmente com a imprensa especializada em Portugal e Angola, na elaboração de artigos de opinião. É autor do Livro: IVA – As perguntas Frequentes. É Contabilista Certificado desde 2003 e árbitro do CAAD.

Voltar