Painel 4

Joaquim Pires
Turismo de Portugal

Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pelo ISNP-Instituto Superior de Novas Profissões, Joaquim Pires, de 50 anos, há de mais de duas décadas que dedica a sua vida profissional ao turismo. De 1992 a 2007 foi Senior Manager na unidade de Promoção Turística do ICEP Portugal, instituição onde, entre outras responsabilidades, assegurava a gestão de feiras internacionais de turismo em 25 mercados e era responsável pela rede de vendas dos 11 postos de turismo.

De 2007 a 2011 foi Senior Events Manager, com a responsabilidade nas áreas de análise, negociação, implementação e avaliação das parcerias que o Turismo de Portugal desenvolve com os promotores dos eventos de grande notoriedade que ocorrem em Portugal. Em 2012, foi Project Manager, responsável pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do Programa Turismo Residencial, em parceria com a Associação Portuguesa de Resorts nos mercados internacionais.

Em 2014, foi promovido a M&I Marketing Manager, com a responsabilidade do desenvolvimento, gestão e implementação de uma estratégia nacional de reforço da notoriedade de Portugal enquanto destino M&I com destaque para o Programa de Apoio à Captação e Realização de Congressos e Eventos Corporativos e Associativos, e mais recentemente Head of M&I Unit – responsável pela equipa especializada para a captação de congressos e eventos corporativos do Turismo de Portugal.

É também o representante Nacional na Strategic Alliance of the National Convention Bureaux of Europe, e responsável pela presença nacional nas Feiras de M&I – IMEX Frankfurt, IMEX Las Vegas e IBTM Barcelona.