Painel 3

Jorge Teixeira
RUNPORTO

Jorge Teixeira tem um largo passado de vida ligado ao atletismo a vários níveis, como atleta, como responsável por equipas de atletismo e ultimamente como organizador.

Portuense nascido em 5 de março de 1955, na freguesia de Cedofeita, desenvolveu uma enorme paixão pelo desporto olímpico número um, sobretudo na vertente da corrida de longa distância.

Corredor de pelotão, entrou no mundo do atletismo aos 32 anos de idade, como corredor. Mais tarde fez parte de um clube formado a 31 de agosto de 1990, Terbel, como vice-presidente e como director desportivo, sendo também participante da dinamização do Clube de Veteranos do Porto.  

Na Terbel conseguiu excelentes resultados num intervalo de tempo bastante curto. O clube teve nos seus quadros atletas de grande valia, como José Regalo, uma das figuras olímpicas nos 5000m, nos Jogos de Seul de 1988, Fernando Couto, Henrique Crisóstomo, que, a meio do anos noventa, viria a vencer a maratona de Paris, Luís Novo, quarto classificado na maratona dos Mundiais de 1999 em Sevilha, Paulo Ferreira, Rui Borges, Paulo Catarino, João Lopes, Cândido Maia, que chegou a ser recordista nacional dos 3000m em pista coberta, António Salvador, Alcídio Costa, Ângelo Pacheco e Rui Vieira, entre outros.

A atividade da Terbel não se circunscreveu apenas à participação clubística em provas de interesse nacional e regional e a 31 de dezembro de 1994 o Porto recebeu pela primeira vez a corrida de S. Silvestre. Foi também nesta prova de final de ano que Jorge Teixeira nasceu como organizador de eventos.

Posteriormente, em 2004, nasceu a empresa Runporto.com. A Runporto.com é uma marca relevante no setor da organização de eventos desportivos no âmbito das Provas de Estrada com grande impacto no norte do país e que pretende ser uma promotora de excelência do atletismo.

No seu calendário desportivo, a Runporto.com conta com mais de 20 eventos por ano. É a empresa líder no mercado de organização de eventos desportivos em Portugal, com maior presença no norte do país. 

Com esta finalidade, organiza eventos associando-se a parceiros de excelência, o que lhe permite crescer cada vez mais a nível nacional e internacional, aumentando o impacto dos seus eventos nas localidades em que está presente, preocupando-se em descentralizar os eventos das grandes cidades, permitindo o desenvolvimento de regiões fora das áreas metropolitanas.

  • A Runporto.com organiza mais de 20 eventos por ano;
  • Organiza eventos em 7 cidades: Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Braga, Esposende, Vila Nova de Famalicão e Lousada;
  • Durante o ano de 2019 mais de 110.000 pessoas participaram nos eventos Runporto.com.

Assim, atualmente Jorge Teixeira é responsável pela organização de mais de 20 eventos desportivos por ano, na qual se destacam a Maratona do Porto, Meia Maratona do Porto, S. Silvestre Cidade do Porto e Corrida da Mulher.

Após cerca de vinte anos de trabalho na área do desenvolvimento da prática desportiva na cidade do Porto, através da organização de inúmeros eventos desportivos, de atletismo e caminhadas, Jorge Teixeira recebeu em 2015 a Medalha Municipal de Valor Desportivo Grau de Ouro, por parte da Câmara Municipal do Porto pelo reconhecimento do seu trabalho nestas áreas.

Voltar