Painel 2

Margarida Cancela d´Abreu
Arquitecta Paisagista

Maria Margarida Coruche Cancela d’Abreu, nasceu a 20 de Setembro de 1948, em Lisboa. Formou-se em Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia, em 1971.

Iniciou de imediato a actividade profissional no Fundo de Fomento de Habitação, onde colaborou em diversos planos habitacionais e na criação de normas para espaços verdes urbanos. Com a criação da Secretaria de Estado do Ambiente transitou para este organismo em 1975, permanecendo nos Serviços de Ambiente e Ordenamento até 1986, onde colaborou na legislação fundamental para estas duas áreas. Em 1987 é integrada na Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, onde desempenhou o cargo de Directora Regional do Ordenamento durante 20 anos, tendo-se aposentado em 2011. De 1976 a 2011 foi também docente convidada no Curso de Arquitectura Paisagista da Universidade de Évora.

Do seu percurso profissional destaca-se a defesa inabalável dos princípios ecológicos, das preocupações humanistas  e do interesse público no processo de ordenamento do território e o permanente trabalho em equipa.

Foi presidente da APAP (Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas) de 2009 a 2012.  Atualmente é vice-presidente

José Ribau Esteves
Presidente da CM de Aveiro

Nascido em Luanda, a 21 de outubro de 1966, José Agostinho Ribau Esteves Licenciou-se em Engenharia Zootécnica na UTAD/Vila Real no período 1985/1990, tendo desempenhado funções de Diretor Comercial da empresa Purina Portugal entre 1991 e 1997.

Desempenhou a função de Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo de 1990 a 1993, tendo assumido a Presidência da autarquia no período de 1998 a 2013, eleito pelo Partido Social Democrata (no qual foi Secretário-Geral no período de outubro de 2007 a junho de 2008). Foi também Presidente da Associação Oceano XXI (entidade gestora do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar).

Atualmente Preside à Câmara Municipal de Aveiro e ao Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e desempenha, entre outras, também a função de Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANMP, de Membro do Comité das Regiões da União Europeia.

Manuel Aranha
Vereador do Comércio e
Turismo da Câmara
Municipal do Porto

Nasceu no Porto há 32 anos, tendo frequentado o Colégio Alemão do Porto.

Engenheiro. Licenciado e mestre pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Manuel Aranha tem a sua carreira profissional desde sempre ligada à Energia, tendo trabalhado numa das principais empresas portuguesas daquele sector.

A 18 de novembro de 2015 toma posse como Vereador do Pelouro do Comércio e Turismo da Câmara Municipal do Porto.

Ana Barbosa
APECATE

Nasceu no Porto em 1949. Licenciada em Filosofia. Sócia gerente da empresa de animação turística Turaventur – Aventura e Turismo, desde a sua fundação em Janeiro de 1990.

Autora e co-autora de várias obras de informação turística sobre o Alentejo, região onde vive e trabalha desde 1984. Iniciou a actividade associativa em 1994 e é, actualmente, Presidente da Direcção da APECATE e da sua Secção de Animação Turística.

Do trabalho desenvolvido neste âmbito, destaca-se a sua participação: nos processos institucionais relacionados com o enquadramento jurídico das empresas de animação turística; no trabalho interno de definição dos requisitos do Selo de Qualidade da APECATE; no trabalho da subcomissão 6 da CT 144, coordenada pelo Turismo de Portugal, IP, que elaborou a primeira norma nacional para as actividades de turismo de ar livre/turismo de natureza;  e no trabalho, realizado pela Associação, que definiu o perfil de competências e referencial de formação para a nova qualificação profissional do Técnico de Turismo de Ar Livre.  Representa a APECATE na vice-Presidência da Mesa da Assembleia Geral da ARPT Turismo do Alentejo.