Oradores

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Painel 1

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_empty_space height=”20px”][vc_single_image image=”8883″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text]

Filipe Macedo
Turismo dos Açores

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Filipe Mota Fonseca Macedo, nasceu a 25 de Maio de 1977, na cidade de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores.

É licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo pela Universidade dos Açores/Instituto Superior Técnico. Frequentou, ainda, o Executive Education Program “Leadership for the 21st Century: Portugal” da John F. Kennedy School of Government – Harvard Kennedy School.

Iniciou a sua actividade profissional, no ano 2000, no sector da Construção Civil integrando os quadros da empresa Marques, Lda., como Assessor do Conselho de Gerência para a Área de Novos Projectos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Fez parte da equipa responsável pela definição da estratégia de diversificação da empresa que culminou na entrada da Marques, Lda. na indústria hoteleira, através do projecto Hotel Holiday Inn Azores, e na promoção imobiliária através do projecto Urbe Oceanus, desempenhando funções nas áreas de Planeamento, Gestão de Projecto e Marketing.

No ano de 2001 transita para a empresa Pópulo & Mar, S.A., mais tarde NSL Turismo, S.A., mantendo as mesmas funções, agora focadas apenas na área do turismo, com os projectos Holiday Inn Azores, Agência de Viagens Blandy’s Açores e Hotel Express by Holiday Inn Lisboa – Oeiras.

A partir de 2003 integra a equipa de quadros superiores da EDA, Electricidade dos Açores, S.A., desenvolvendo a sua actividade nas áreas de Planeamento, Controlo e Informação de Gestão, essencialmente direccionada para a produção de informação económica e financeira solicitada pela ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no âmbito da sua actividade de regulação do sector da electricidade.

Em 2006 aceita o convite e o desafio de pertencer ao grupo responsável pela instalação e consequente actividade da APIA, Agência para a Promoção do Investimento dos Açores, EPE. Na qualidade de quadro requisitado, passa a desempenhar a função de coordenador nas áreas de Turismo e Serviços, desenvolvendo as actividades de promoção e captação de investimento externo para a Região Autónoma dos Açores, intervindo no sentido da redução dos custos de contexto e sendo co-responsável pela análise e avaliação dos projectos de investimento candidatos à classificação de Projecto de Interesse Regional.

A partir do final do ano de 2009 ingressa no sector portuário regional, assumindo as funções de vogal do Conselho de Administração da Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e de Santa Maria, S.A. e mais tarde, em acumulação, as funções de também vogal do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.G.P.S., S.A., holding da Região Autónoma dos Açores responsável pela gestão das participações na área das administrações portuárias e transporte marítimo de passageiros.

No ano de 2011 assume a função de Presidente do Conselho de Fiscal da Associação Portas do Mar, e participa no processo de fusão por incorporação das três anteriores administrações portuárias e a sua respectiva holding, do qual resulta, em Setembro de 2011 a Portos dos Açores, S.A.. Nesta nova empresa desempenha as funções de vogal do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. (com responsabilidade directa das áreas Financeira, Planeamento e Controlo, Sistemas de Informação e Negócio de Cruzeiros) e de Director-Geral dos Portos de São Miguel e Santa Maria, acumulando ainda com a função de Presidente do Conselho de Gerência da Operpdl, Lda. (empresa de estiva).

Em Agosto de 2015 volta a integrar a equipa de quadros superiores da EDA, Electricidade dos Açores, S.A., sendo a sua actividade direccionada para a produção de informação económica e financeira solicitada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Em Novembro de 2016 aceita o desafio de incorporar a equipa da nova Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, do XII Governo Regional dos Açores, como Director Regional do Turismo.

No âmbito da sua formação académica e desempenho profissional já marcou presença em diversas conferências e seminários, na qualidade de participante e orador.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]