NOTÍCIAS

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

4º Congresso da APECATE cumpre todos os objectivos

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]

Empresários, representantes institucionais, professores e alguns estudantes encheram a sala de congressos e reuniões do Montebelo Ílhavo Hotel nos passados dias 29 e 30 de Janeiro. Ao longo destes dois dias de trabalho intenso e muito participado, desfilaram oradores nacionais e estrangeiros que, correspondendo às solicitações da organização, deixaram mensagens assertivas, claras e de grande utilidade para os presentes, a publicar em breve no website do Congresso.

Na sessão de abertura, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, fez dois anúncios importantes: a organização de uma equipa especializada para a captação de eventos e congressos e a intenção governamental de criação de um novo pacote de fiscalidade para o sector turístico em 2017.

No conjunto dos painéis estiveram em debate: as condições e exigências da internacionalização das empresas; o difícil desafio do ordenamento quando o crescimento da oferta e da procura turística torna complexa a missão de compatibilizar os territórios com os seus novos utilizadores e os seus habitantes; as novas ferramentas da promoção e da captação de negócios num mundo de feroz competição, comandado pelo volátil interesse de consumidores que vêem, ouvem e lêem as propostas dos empresários onde, quando e durante o tempo em que estes são capazes de lhes prender a atenção; os meios de financiamento disponíveis, os seus diferentes objectivos mas, também, os seus desajustes, problemas e atrasos; o posicionamento de Portugal no mundo do Turismo de Aventura e a importância das políticas sustentáveis no desenvolvimento deste sector; e, finalmente, a coisa árdua da fiscalidade, transformada em sessão de esclarecimento que se revelou curta para as muitas dúvidas apresentadas.

No Domingo de manhã, já fora do Congresso, a aprendizagem continuou em leve programa de descoberta, que levou os participantes de um divertido jogo de pista pelos recantos do Lugar da Vista Alegre: o antigo casario, as lojas, a capela, o lavadouro da creche, o atelier de cerâmica, o arvoredo ancestral …

Segundo a APECATE, tudo correu bem e foi uma aposta ganha também para a Região como, aliás, era certeza garantida pelo presidente da ERT Pedro Machado, um entusiástico apoiante da organização deste Congresso fora da zona de Lisboa. Do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel ficou seguramente gravada em todos a imagem do milagre da recuperação de um espaço que respira património, a homenagem à criação artística da Vista Alegre presente na sua decoração, o conforto dos seus quartos, a boa gastronomia, a surpresa que é chegar a Ílhavo e descobrir este paraíso junto ao rio. Dos momentos de lazer e networking, o workshop de bebidas, preparado pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que antecedeu o jantar oferecido pela ERT Centro de Portugal. Do Museu Marítimo, onde o grupo foi convidado a jantar pelo Presidente da Câmara, o inesquecível deleite dos bacalhaus vivos que gostam de vir à tona da água cumprimentar quem passa e a simplicidade de um espaço museológico que vale a pena visitar.

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Encerradas as inscrições, APECATE divulga programa definitivo do seu 4º Congresso

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]

Com um total de quase 200 participantes, a APECATE encerrou as inscrições no 4º Congresso e divulga, com pequenas alterações e ajustes, o seu programa definitivo.

De acordo com a concepção inicial, o 1º dia será dedicado a questões de fundo, com especial incidência nas suas vertentes mais práticas e operacionais.

Depois do já anunciado Painel 1, onde será recorrente o tema da internacionalização das empresas e os desafios que as novas tendências do mercado lhes colocam, merece destaque o Painel 2 “Desenvolvimento turístico e ordenamento – problemas, desafios, soluções”.  Partindo do pressuposto que algumas situações identificadas como decorrentes do crescimento, quer da oferta quer do número de turistas, devem ser equacionadas como problemas do âmbito do ordenamento, espera-se que os três oradores deste painel – Margarida Cancela d’Abreu, arquitecta paisagista especialista nesta área, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, e Manuel Aranha, vereador do Turismo e do Comércio da Câmara do Porto – tragam para este debate experiências e princípios de actuação que possam inspirar soluções criativas e participadas em prol da salvaguarda, em simultâneo, dos direitos dos habitantes, dos turistas e dos empresários do sector.

No 2º dia, existe uma natural expectativa relativamente às cinco comunicações da manhã, nas quais serão abordados temas tão pertinentes e variados como o Inbound Marketing, os instrumentos de formação disponíveis para a modernização de modelos de negócio e as potencialidades de projectos inovadores como a “Social Booking System for Tour Experiences”.

Na parte da tarde, depois da intervenção, também já anunciada, de Christopher Doyle, é grande a curiosidade e o interesse que está a despertar a presença de Maria Emília Pimenta, Directora dos Serviços do IVA, que aceitou o desafio de responder em directo às dúvidas dos empresários sobre os regimes do IVA nas transacções nacionais e internacionais B/B e B/C, nas áreas da organização de congressos, eventos e animação turística. Será seguramente uma sessão de grande utilidade, a fechar com chave de ouro este 4º Congresso da APECATE.

Quanto ao programa social do Congresso, o jantar de 6ª feira, patrocinado pela ERT Centro de Portugal, terá lugar no Montebelo Vista Alegre Hotel, e o de Sábado, oferta da Câmara Municipal de Ílhavo, no Museu Marítimo deste concelho. Finalmente, no Domingo de manhã, a empresa Margens propõe um peddypaper de descoberta do lugar da Vista Alegre, em amigável competição entre equipas.

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Disponível a APP do 4º Congresso APECATE

[/vc_column_text][vc_column_text]

A Aplicação oficial do congresso da APECATE já está disponível. Pode descarregá-la de forma gratuita e aceder, no seu smartphone, a todas as informações sobre o congresso. Esta APP será o seu melhor guia e o meio mais eficaz para se manter actualizado durante todo o evento e receber as últimas novidades da APECATE.

Faça o dowload da APP através:

iTunes (iPhone, iPad, and iPod touch)
Google Play (Android)

Informações finais
Se quiser testar de imediato a sua APP, consulte agora o Programa definitivo do 4º Congresso e os novos dados sobre os Oradores. Atente nos horários – a APECATE preza muito a pontualidade – e anteveja aqui o fantástico local do jantar de Sábado, oferecido pela Câmara Municipal de Ílhavo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Christopher Doyle, Director Executivo da ATTA, é orador no 4º Congresso da APECATE

[/vc_column_text][vc_column_text]

Criada em 1990, a ATTA – Adventure Trade Travel Association é uma associação internacional que integra 1000 membros em 80 países de todo o mundo. São, na sua maioria, operadores turísticos, organismos oficiais de turismo, agentes especializados e unidades de alojamento, que têm comum um compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo de aventura.

No âmbito do seu trabalho de investigação e formação, a ATTA publicou a 5ª edição do ATDI – Adventure Tourism Development Index, um relatório muito interessante que tem como objectivo avaliar o posicionamento dos países quanto ao seu potencial para o Turismo de Aventura, através de um ranking ponderado em função dos chamados “pilares da sustentabilidade”. Foi este trabalho, no qual Portugal aparece em curva descendente desde 2008, que despertou um grande interesse na APECATE e motivou o convite para a participação da ATTA no seu 4º Congresso, aceite, aliás, com grande simpatia e disponibilidade.

O orador será Christopher Doyle, director executivo desta Associação para a Europa, editor europeu da AdventureTravelNews e um dos responsáveis pela organização dos já famosos “Adventure Travel World Summit”.

Sob o tema “Aventura Significa Negócio”, Christopher Doyle propõe-se partilhar a sua visão sobre o grande potencial do Turismo de Aventura no mundo e, partindo dos indicadores de crescimento deste segmento do Turismo, dos interesses e motivações dos viajantes e dos factores que conferem excelência aos destinos de aventura, debater com os congressistas estratégias que poderão ajudar Portugal a melhorar a sua competitividade neste campo.

Para além do interesse que terá o contacto com esta Associação que promove, a nível internacional, os destinos que apostam em economias sustentáveis, este será seguramente um Painel muito útil e enriquecedor para todos os que se dedicam quer ao desenvolvimento quer à promoção do Turismo de Ar Livre em Portugal.

O moderador deste debate será Carlos Costa, doutorado em Turismo pela Universidade de Surrey, professor catedrático da Universidade de Aveiro e director do seu Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.

O 4º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, terá lugar no Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo, nos próximos dias 29 e 30 de Janeiro.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Abertas as inscrições para o 4º Congresso da APECATE

[/vc_column_text][vc_column_text]

Estão já abertas as inscrições para o 4º Congresso da APECATE, que terá lugar no novíssimo Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo, nos próximos dias 29 e 30 de Janeiro.

O tema central – “Captar negócio” – será tratado de múltiplos ângulos por uma plêiade de oradores de prestígio nacional e internacional. Ao longo destes dois dias, estarão em debate pistas para a internacionalização das empresas, os novos problemas que o desenvolvimento turístico traz ao ordenamento urbano, as vantagens e riscos da utilização das novas tecnologias na agilização dos negócios e na promoção, os programas de apoio à modernização e qualificação das empresas, a imagem de Portugal no mundo enquanto destino de turismo de ar livre e, por último, as questões relativas à fiscalidade que mais têm afectado as empresas de congressos, animação turística e eventos.

A manhã de Domingo ficou reservada para um programa de convívio e lazer a não perder: a descoberta dos cantos e recantos do lugar da Vista Alegre, da sua história e de tudo o que está já a desenhar o seu futuro.

Empresários, representantes de entidades públicas e associativas, consultores e estudantes são o já habitual público-alvo deste grande Forum, que conta com o apoio do Grupo Visabeira Turismo, da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Ílhavo.

A Sessão de Abertura do Congresso, com início às 15h de 6ª feira dia 29, tem já confirmada a presença de Ana Mendes Godinho, nova Secretária de Estado do Turismo.

Para mais informações e inscrições, visite o website www.congresso-apecate.com

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

APECATE anuncia Painel de arranque do 4º Congresso

[/vc_column_text][vc_column_text]

O 4º Congresso da APECATE, que terá lugar nos dias 29 e 30 de Janeiro, no Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo, tem como tema central “Captar Negócio – Estratégias e Problemas”.

Sendo o grande objectivo propor aos congressistas uma reflexão sobre como captar mais e melhores negócios para Portugal, tanto nas áreas da organização de congressos e eventos como da animação turística (turismo de ar livre e turismo cultural), os oradores / empresários escolhidos para dar o mote no Painel 1 – Alexandre Relvas, David Casalod e Luísa Ahrens Teixeira – irão, fundamentalmente, partilhar estratégias e ferramentas na óptica da internacionalização das empresas. Como pano de fundo das suas intervenções, estará sempre a complexidade da promoção e competição no mercado globalizado da era digital e os desafios que esta realidade coloca aos agentes económicos num país como Portugal.

A última intervenção neste Painel, a cargo de João Cotrim Figueiredo, versará a relação e funções do público e do privado na captação de negócio no sector turístico, assim como a forma como o Turismo de Portugal IP tem entendido e operacionalizado a promoção no mercado externo da imagem de Portugal nestas três áreas de actividade.

O moderador deste primeiro Painel será Nicolau Santos, economista e director-adjunto do semanário Expresso.

Dados sobre os Oradores:

Alexandre Relvas – Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica, é CEO da Logoplaste – Consultores Técnicos SA, acionista e administrador da Norfin e da Casa Agrícola Alexandre Relvas. De 1991 a 1995 foi Secretário de Estado do Turismo do XII Governo Constitucional.

David Casalod – é fundador e CEO da “Status Plus”, empresa que actua na área do “Association Management” (AMC) e da Organização Profissional de Conferências (PCO). Tem uma vasta experiência na área da organização de eventos, actuando em locais tão diferentes como a Europa e os EUA. A empresa que dirige tem a seu cargo a gestão de Associações e Sociedades diversas, ferramenta importante para alargamento do portfolio de clientes.

Luísa Ahrens Teixeira – Desenvolveu a sua actividade profissional em empresas multinacionais, em áreas de actuação muito diversas, desde a produção de componentes electrónicos até à indústria farmacêutica. Em 1995 constitui a sua própria empresa, a Mundiconvenius, que actua principalmente no segmento da organização de congressos, conferências e reuniões, com especial ênfase na área dos eventos internacionais de grande dimensão.

João Cotrim Figueiredo – Economista pela London School of Economics, tem um MBA pela Universidade Nova de Lisboa e desempenhou vários cargos de relevo no sector privado. É Presidente do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, IP desde Novembro de 2013.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Captar Negócio é o tema do 4º Congresso da APECATE

[/vc_column_text][vc_column_text]

Estão já esgotados os discursos sobre os factores de atracção e de competitividade de Portugal. Já todos sabemos o que nos distingue e nos diferencia, as apostas que devemos fazer nas nossas singularidades, os produtos únicos que podemos oferecer em ligação com os nossos territórios.

Mas alguma coisa está a falhar. O que nos impede, de facto, de captar mais e melhores negócios? Se temos tanto do nosso lado e a nosso favor, porquê esta sensação, por parte dos organizadores de congressos e eventos e das empresas de animação turística, de que ainda não há, no mercado externo, uma visão adequada do valor do nosso know-how, dos nossos recursos e do que sabemos fazer com eles melhor do que ninguém?

Trata-se apenas de um problema de promoção?  De um deficit de imagem do destino? Ou há realidades a montante e a jusante que importa equacionar e resolver?

Qual é a nossa quota de mercado europeu ? Estamos a aproveitar bem todas as oportunidades de negócio?

Temos ideias claras sobre o que, na captação de negócio, compete ao público e compete ao privado?

É sobre estas e outras questões, de grande pertinência para os nossos sectores de actividade, que o 4º Congresso da APECATE irá debruçar-se.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

ORGANIZAÇÃO

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_single_image image=”8034″ img_size=”full” onclick=”custom_link” link=”https://apecate.pt/”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_single_image image=”8030″ img_size=”full” onclick=”custom_link” link=”http://www.mundiconvenius.pt/”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

MEDIA PARTNERS

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_single_image image=”8031″ img_size=”full” onclick=”custom_link” link=”http://www.eventpointinternational.com/pt”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_single_image image=”8032″ img_size=”full” onclick=”custom_link” link=”http://portalaventuras.pt/”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]