Assembleia Geral

Assembleia Geral

Presidente

Ana Barbosa

Nasceu no Porto em 1949. Licenciada em Filosofia. Sócia gerente da empresa de animação turística Turaventur – Aventura e Turismo, desde a sua constituição em Janeiro de 1990. Nesta qualidade, foi co-autora dos programas turísticos que se desenvolveram ao longo da primeira década de vida da empresa.
Foi autora e co-autora de várias obras de informação turística sobre o Alentejo, região onde vive e trabalha desde 1984. Destas obras, destaca-se “O Melhor do Alentejo” e “Da Terra à Mesa – Roteiros Enogastronómicos no Alentejo e Ribatejo
Em 2010, recebeu o 1º Prémio “Turismo do Alentejo” atribuído pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, pelos serviços prestados ao desenvolvimento turístico do Alentejo.
Em 1996, foi co-fundadora da PACTA – Associação Portuguesa de Empresas de Animação Cultural e Turismo de Natureza e Aventura, na qual desempenhou o cargo de Presidente da Direcção até à fusão de que resultou a APECATE. Nesta Associação foi vice-Presidente, Presidente da Direcção e Presidente da Secção de Animação Turística, entre 2007 e 2016.
Do trabalho desenvolvido neste âmbito, destaca-se a sua participação: nos processos institucionais relacionados com o enquadramento jurídico das empresas de animação turística; no trabalho interno de definição dos requisitos do Selo de Qualidade da APECATE; no trabalho da subcomissão 6 da CT 144, coordenada pelo Turismo de Portugal, IP, que elaborou a primeira norma nacional de qualidade para as actividades de turismo de ar livre/turismo de natureza; e no trabalho, realizado pela Associação, que definiu o perfil de competências e referencial de formação para a nova qualificação profissional do Técnico de Turismo de Ar Livre.
Actualmente, é Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APECATE e representa a Associação na vice-Presidência da Mesa da Assembleia Geral da ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Em Setembro de 2018, foi agraciada com a Medalha de Mérito Turístico – Grau Ouro, pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, galardão que tem como objectivo distinguir as empresas e personalidades que mais se têm destacado pelo seu trabalho em prol do Turismo

Vice Presidente

Francisco Sá Nogueira

Francisco Sá Nogueira tem 59 anos. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Português (1976 – 1981).
Empresário ,Gestor e administrador de empresas , Consultor e Partner de empresas em diferentes sectores da economia ( indústria química , automóvel , recursos naturais , saúde , serviços financeiros , turismo) ao longo da sua vida profissional.
Presidente do Conselho Fiscal do Turismo de Lisboa ( 2006-2007 ) , Director da APAVT (2008-2009 ).
Nos últimos 20 anos desenvolveu intensa actividade na área do Turismo como administrador de empresas de distribuição offline e online de produtos e serviços turísticos , representações de empresas turísticas , animação turística , organização de congressos e eventos e como consultor.
Actualmente é:
• Gerente e sócio da Helibravo Turismo, Lda ( Lisbon Helicopters )
• Partner FINS Consulting
• Partner PortugalXperts
• Partner Digidelta Internacional
• Partner Cognitive Technologies
• Tourism Senior Adviser PwC Portugal
• Docente na Porto Business School ( Post Graduação em Turismo e Gestão Hoteleira )
• Voluntariado – Banco Alimentar contra a Fome

 

Secretário

Aquino Gamboa

Natural e residente em Caldas da Rainha, é apaixonado pela região Oeste em geral e Lagoa de Óbidos em especial.
Licenciado em Relações Publicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões, trabalhou na área de produção, em publicidade em agências e produtoras televisivas e de espetáculos.
A paixão pelos automóveis levou desde 1993 a trabalhar em marketing automóvel, em importadores e em diversas marcas e concessionários, e à frequência de uma pós-graduação em Tecnologia, Manutenção e Gestão Automóvel no Instituto Superior Técnico.
Desde 2006 gerente da Promóbidos, empresa caracterizada pela prestação de serviços de apoio ao sector automóvel, desde organização de apresentações, lançamentos, ações de formação às equipas comerciais e eventos de divulgação de novos produtos ao publico em geral ou à comunicação social, além da coordenação de diversos clubes automóveis monomarca.
A ligação ao todo-o-terreno turístico tem levado à organização de diversos passeios, concentrações e ações de formação, tanto para marcas automóveis como para instituições utilizadoras desse tipo de viaturas.
Formador nas áreas de marketing, publicidade, comercial, organização eventos e condução off-road.