Breve História

  • 2007
    Fundação da APECATE. Após vários meses de conversações e experiências em conjunto, a AOPE – Associação dos Organizadores Profissionais de Eventos, a APOPC – Associação Portuguesa dos Organizadores Profissionais de Congressos e a PACTA – Associação Portuguesa de Empresas de Animação Cultural e Turismo de Natureza e Aventura, tendo em consideração os interesses comuns dos seus associados e a importância de fortalecer e dar visibilidade acrescida aos sectores representados, decidiram constituir uma associação única. Os três presidentes destas associações – João Sacchetti, Helena Weinstein e Ana Barbosa – integraram a primeira direcção da APECATE, respectivamente como Presidente e Vice-Presidentes, ficando igualmente a presidir a cada uma das Secções Especializadas, consagradas na primeira versão dos Estatutos: secção de Eventos, secção de Congressos e secção de Animação Turística.
  • 2009
    Publicação do decreto-lei nº 108/2009 de 15 de Maio e da Portaria nº 651/2009 de 15 de Junho, os dois primeiros diplomas para o subsector da Animação Turística concebidos com a participação efectiva da APECATE. Esta publicação foi saudada internamente como o coroamento do esforço associativo, iniciado em 1997 pela PACTA, em prol da criação de um enquadramento jurídico adequado às necessidades dos empresários. Este decreto-lei sofreu alterações significativas em 2013 e em 2015.
  • 2010
    Como reconhecimento do seu trabalho, a APECATE recebe a Medalha de Prata de Mérito Turístico, atribuída pelo Secretário de Estado do Turismo e pelo Turismo de Portugal IP.
  • 2011
    Realização do 1º Congresso da APECATE, no Centro de Congressos do Estoril. O 2º Congresso realizou-se em 2014 e marcou o início da periodicidade anual deste fórum empresarial.
  • 2012
    Publicação da primeira Carta de Qualidade da APECATE, proposta aos associados como instrumento de auto-regulação e promoção de boas práticas empresariais. Realiza-se o primeiro jantar-debate promovido pela associação.
  • 2013
    Publicação, no Catálogo Nacional de Qualificações, da nova qualificação do Técnico/a Especialista em Turismo de Ar Livre, nível 5, e respectivo Curso de Especialização Tecnológica (CET). Esta qualificação e este CET, no que respeita à definição de competências e às unidades de formação da componente tecnológica específica, foram integralmente desenhados por empresários formadores associados da APECATE.
  • 2014
    Publicação do Selo de Qualidade da APECATE, certificação sectorial auditada pela empresa SGS. Este Selo, assente na avaliação de requisitos definidos pela Associação, tem como objectivo promover a qualificação das empresas e constituir um critério diferenciador no mercado nacional e internacional.
  • 2016
    A Secção de Congressos e a Secção de Eventos decidem fundir-se e criar a actual Secção de Congressos e Eventos.
  • 2020
    Realiza-se o primeiro Apecate Day com o objectivo de demonstrar a preparação das empresas associadas para a retoma post-Covid. Correspondendo a uma solicitação de vários anos da APECATE, a Secretária de Estado do Turismo Rita Marques cria o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Animação Turística, no qual têm assento representantes das várias tutelas relacionadas com este subsector do Turismo (Despacho nº 6951/2020).