A Animação Turística, o subsector mais recente do Turismo, tem vindo a ganhar uma relevância crescente pela influência que tem na diferenciação e competitividade dos destinos turísticos.
Durante muito tempo, as perguntas a que o Turismo procurava dar resposta eram apenas duas: onde dormir e onde comer. Hoje, é incontornável uma terceira, cada vez mais determinante na escolha de um destino: o que posso fazer?
É a esta pergunta que respondem as empresas de animação turística.
Em Portugal, Animação Turística é sinónimo de actividades de entretenimento e lazer, que podem categorizar-se em três grandes grupos: passeios e actividades de turismo de ar livre, também denominadas outdoor ou de turismo de natureza e aventura; passeios e actividades de turismo cultural, que incluem actividades de visitação e experiências de descoberta activa do património construído e etnográfico; e actividades que se desenvolvem em parques temáticos como os campos de paintball ou os percursos de arborismo. Muitas destas actividades são parte integrante dos programas de teambuilding dos eventos corporate.
Quando estas actividades se desenvolvem em áreas classificadas, obrigam à assinatura de um Código de Boas Práticas no momento do registo no RNAAT e têm que ser reconhecidas pelo ICNF como actividades de Turismo de Natureza. Quando se desenvolvem em meio aquático, com recurso a embarcações, denominam-se actividades marítimo-turísticas e estão sujeitas ao Regulamento das Embarcações Utilizadas na Actividade Marítimo-Turística.
Toda a oferta do sector da Animação Turística tem grandes potencialidades no quadro da Internacionalização. Faz parte do segmento exportador e os seus produtos têm grandes vantagens para o país: reforçam e diferenciam o destino Portugal, geram efeitos multiplicadores significativos, criam milhares de postos de trabalho directos e indirectos, contribuem decisivamente para a sustentabilidade das regiões onde se desenvolvem e, mercê da sua relação simbiótica com o território, não são deslocalizáveis.
Embora não exista um CAE único para o Turismo e algumas actividades de animação estejam, também, dispersas em termos de classificação, a organização de actividades de animação turística tem um CAE específico – 93293, uma conquista do sector que contribui para a sua identidade e facilita parcialmente a análise estatística sobre o real valor desta actividade económica.
A APECATE é a única associação do sector da Animação Turística. Reconhecida como interlocutora da administração central, regional e local, tem dado um contributo decisivo para a sua estruturação, para a formulação dos principais problemas e necessidades sentidos pelos empresários e para a busca permanente de soluções.