O ano de 2022 em revista

O ano de 2022 começou com muitas restrições aos eventos e terminou com um mercado ao rubro.

Janeiro: Ainda a necessidade de testes

O primeiro mês do ano de 2022 foi marcado ainda pela pandemia. As restrições mantinham-se em relação aos grandes eventos, cujo acesso dependia ainda de um teste negativo.  Noutros eventos era necessário o certificado digital

Mas ainda assim decorreram algumas iniciativas, incluindo a Fitur, a feira de turismo espanhola, que contou com uma forte presença portuguesa.  Já a Conventa, feira do setor em Liubliana, foi adiada para o verão

Na reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Externa (CEPT), a 10 de janeiro, a Meetings Industry foi apontada como um dos produtos de aposta para 2022. 

A Europalco aproveitou janeiro para apresentar uma nova imagem e claim

guia da Accessible Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal, foi publicado e tornado acessível a todos os interessados, com pistas e conselhos práticos para melhorar a inclusão nos eventos. 

Algumas figuras do setor dos eventos partiram em janeiro. Martins Alves e Luís Diogo Cavaco deixaram o setor mais pobre. , 

Fevereiro: E de repente, a guerra

A 3 de fevereiro, o Conselho de Ministros aprovava o fim da obrigatoriedade de teste à covid para a entrada em Portugal. A meio do mês, o governo levantou a obrigatoriedade de apresentação de testes nos grandes eventos.  A APSTE, Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos mostrou-se satisfeita com este alívio de medidas. 

O Algarve acolheu os World Trailer Awards. Organizado pela Spy Manor Productions, o evento pretende homenagear a excelência do marketing de entretenimento em 32 categorias nas áreas de cinema, televisão, gaming, podcasting e rádio, streaming e redes sociais.  Em entrevista à Event Point, Pedro Machado, do Turismo do Centro, dava conta da intenção de criar um Convention Bureau para a região. 

A BCO Congresos abriu escritório em Lisboa e a Triologia mudou de imagem e site. E em entrevista à edição digital da Event Point, Angelina Castel-Branco, da Imotion, partilhou o otimismo que sentia em relação ao futuro do setor e da empresa. Também outras empresas revelavam expetativas altas para 2022.  O regresso dos eventos presenciais também foi assinalado por alguns hoteleiros. Este regresso trouxe também à atualidade a questão dos recursos humanos, como captá-los ou mantê-los foi objeto de um debate aqui na Event Point. 

No final deste mês, a Rússia invade a Ucrânia e o mundo mergulha na incerteza. A IMEX anuncia a suspensão de empresas estatais russas no evento. 

Março: O regresso da BTL

Março marca o regresso da BTL, a principal feira de turismo nacional. O ambiente foi de grande entusiasmo, mostrando, sem dúvidas, a vontade do setor se reencontrar presencialmente. Aproveitamos para ouvir alguns profissionais do setor sobre as expetativas para o ano que ainda estava no início. Vasco NoronhaPedro Miguel RamosSónia BrochadoJoel VicenteMarjolaine Diogo da Silva e Sofia Tenreiro entrevistados. 

A Event Point organizou na BTL, em conjunto com a Fundação AIP e o MPI Iberian Chapter, uma conferência sobre tecnologia e eventos. Reveja aqui o vídeo do evento

Em março, foi anunciado que Rita Marques se mantinha Secretária de Estado do Turismo. A pasta passou a incluir Comércio e Serviços. 

Decorreu em Guimarães o Congresso da APECATE. O presidente, António Marques Vidal, sublinhava que as empresas estavam financeiramente exaustas, “mas com vontade e força” para voltar.

A guerra na Ucrânia continuava bem presente na cabeça de todos. E se não estivesse, bastava ir à bomba de gasolina para nos relembrarmos. A APECATE alertou, nesta altura, para o facto de os preços dos combustíveis poderem ter um impacto muito grande na sobrevivência das empresas marítimo-turísticas.

A ICCA anunciou o cancelamento de todos os eventos e atividades na Rússia. Os Bea World lançaram uma plataforma de apoio à Ucrânia, que reunia propostas de trabalho no setor para os profissionais da Ucrânia. 

RXF mudou em março a sua imagem, num ano em que cumpre 15 anos.

Centro de Congressos do Algarve analisou a retoma dos eventos presenciais, numa entrevista à Event Point. 

Abril: Fim das máscaras

Abril ficou marcado pelo fim da obrigação do uso de máscara em espaços interiores, algo que beneficiou muito a indústria dos eventos.

O Turismo de Cascais elegeu novos corpos sociais, liderados por Bernardo Correa de Barros, e Bernardo Trindade foi eleito presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal. 

A Gr8 Events e a Desafio Global foram anunciadas como finalistas dos prémios Eventex, com o Velo-city 2021 e a Reunião Anual da Nors, respetivamente. 

A Shake It anunciou uma nova identidade gráfica, para responder a um novo posicionamento da empresa. O Alentejo foi escolhido como destino para o congresso do Capítulo Ibérico da ICCA em 2023. A Bolsa da Empregabilidade decorreu pela primeira vez no Porto. 

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, protagonizou na ITB India uma apresentação, intitulada ‘Sustainable Destination – Creating the Future Ahead’, na qual mostrou a preocupação e o foco de Portugal não só na sustentabilidade e proteção do planeta, mas também no bem-estar da comunidade e dos trabalhadores do setor.

Maio: Conquistas nos Prémios Eventex

Maio é altura dos Prémios Eventex. Portugal voltou a brilhar no concurso com a Gr8 Events a arrecadar três prémios, com o evento Velo-city 2021, e a Desafio Global dois prémios pela Reunião Anual da Nors 2021. 

O Turismo de Portugal deu conta que 83 projetos foram aprovados pelo Portugal Events, dos quais 62 eram eventos associativos/corporativos.

Portugal continuou a dar cartas na meetings industry. A ICCA revelou em maio o seu ranking, e Lisboa manteve o 2º lugar, tendo o Porto subido à 16ª posição.

2022 foi o ano da retoma dos Festivais. Fomos ouvir os organizadores destes eventos. . O North Festival, na Alfândega do Porto, deu o pontapé de saída dos festivais. 

Junho: Volta o QSP Summit

Com a chegada do Porto ao top 20 da ICCA, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte reafirmou a aposta da região no turismo de negócios.

A IMEX decorreu de 31 de maio a 2 de junho, num ambiente de grande otimismo. Foi lançada uma nova versão do selo Clean and Safe,  e de acordo com o Turismo de Portugal, esta nova versão vem reforçar a importante função de instrumento de apoio às empresas, dando resposta às suas necessidades na forma como lidam com situações de crise.

No capítulo dos festivais, o Rock in Rio  e o Nos Primavera Sound marcaram o mês.

O QSP Summit regressou em junho, já sem restrições, e a Event Point esteve presente no evento com um estúdio. Veja aqui as entrevistas que realizamos a Carlos FerreiraMiguel CarneiroJosé Carlos PereiraLuís Pedro MartinsSónia BrochadoAníbal RochaMário Ferreira

Julho: Os incêndios impactaram o normal funcionamento do setor

Um ano depois do lançamento e aprovação em Conselho de Ministros, o Turismo de Portugal fez o balanço da implementação e desenvolvimento do plano de ação ‘Reativar o Turismo. Construir o Futuro’. O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, deu conta que, das 52 medidas constantes do plano, 40 têm já iniciativas lançadas ou em curso. O Turismo de Portugal também apresentou uma proposta para o novo modelo para a Contratualização da Promoção Turística Externa, a vigorar entre 2023 e 2025. 

Julho foi marcado pelos incêndios e estes tiveram impacto no setor dos eventos, uma vez que foi declarado o estado de contingência no país.. Tanto que a APECATE alertou o governo para a necessidade de menos arbitrariedade nas decisões sobre a realização dos eventos.  O primeiro-ministro sublinhou que estava em diálogo com os organizadores de eventos. Foi neste contexto que o Super Bock Super Rock foi mudado do Meco para o Parque das Nações. Luís Montez, organizador do evento, deu conta à Event Point dos desafios desta alteração 

Também o Marés Vivas experimentou um novo espaço e o balanço foi positivo. O Nos Alive decorreu no local habitual, o Passeio Marítimo de Algés, com boa música e muitas ativações de marcas. 

O Governo criou um grupo de trabalho para captar eventos desportivos internacionais de interesse turístico para Portugal. 

No 21º aniversário da Factor Chave, ouvimos as expectativas de Vasco Noronha, o CEO. A grande entrevista da edição digital da Event Point foi a Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte. Bernardo Correa de Barros, do Turismo de Cascais, Alexandra Baltazar, do Convention Bureau de Lisboa e João Fernandes, do Turismo do Algarve, partilharam com a Event Point como decorria a retoma na região. 

Os venues foram também um bom indicador de como a retoma estava a ser. Ouvimos o Altice Forum Braga  e o Convento de São Francisco.

Agosto: Nova liderança na APOREP

A Conventa regressou em agosto, e com a sustentabilidade cada vez mais na agenda. Um dos expositores no evento foi a cidade ucraniana de Lviv. Entrevistamos o Convention Bureau local, que mantém o trabalho de promoção, a pensar já no pós-guerra. 

Depois de muitos anos à frente da APOREP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Isabel Amaral não se recandidatou nas eleições e a associação elegeu assim novos corpos sociais. Isabel Névoa Tavares ocupou o lugar de presidente.

Em termos de festivais, estivemos presentes em Vilar de Mouros e em Paredes de Coura.

Setembro: Associações encontram-se em Lisboa

A DMC Compasso cumpriu este ano 25 anos e isso foi assinalado. 

Christoph Tessmar, do Barcelona Convention Bureau, em entrevista à Event Point, contou como nasceu a parceria entre Barcelona e Viena para a captação de eventos internacionais.  O Associations World Congress realizou-se em Lisboa e estivemos à conversa com Jorge Vinha da Silva, da Altice Arena, e Damian Hutt, diretor geral da AAE – Association of Association Executives. 

A grande entrevista da edição digital da Event Point foi a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que partilhou, entre outras coisas, a sua visão sobre a meetings industry no país. 

Outubro: Regresso das feiras na Ásia

A IT&CMA decorreu de forma híbrida em Bangkok, e foi mais um momento de reencontro. Ao longo de três dias, a feira acolheu mais de 1.200 delegados, presenciais e remotos. Quatro dias de negócios, educação e networking marcaram a edição deste ano IMEX America, que cresceu em relação ao ano passado. Vários expositores portugueses estiveram presentes: 

O diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, Eduardo Cabrita, afirmou que os passageiros que viajam nos navios da companhia para reuniões, incentivos e conferências já representam entre 20% e 25% do total, um valor já bastante significativo. 

A Society for Incentive Travel Excellence (SITE) apontou Anette Gregg como a nova CEO. 

Europalco venceu o concurso público para a prestação de serviço e passou a ser exclusiva no fornecimento de serviços audiovisuais no Centro de Congressos do Estoril. 

E para que pudesse ir planeando com antecedência uma participação ou visita, publicamos a lista de feiras e eventos internacionais do setor em 2023

Novembro: Um novo Secretário de Estado

Nuno Fazenda foi anunciado como novo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, substituindo no cargo Rita Marques. 

Novembro foi mês da Websummit e esta edição ficou marcada por um aumento em termos de participaçãoDestinos, um pouco por todo o mundo, mas também os portugueses, aproveitaram o evento para se promoverem. 

O filme promocional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “The Majestic Adventures of Ofélia de Souza”, foi uma das estrelas do ano, colecionando prémios atrás de prémios. O mais recente foi o prémio de “Best Video in Tourism Products” no Circuito CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo. Braga recebeu a importante conferência da AITO – The Specialist Travel Association e estivemos à conversa com o seu presidente

portuguesa Marta Gomes concorreu à presidência da ICCA e ganhou. A diretora comercial e de marketing da Viparis disputou a eleição com Gregg Talley e Daniel Palomo. 

A Gr8 Events (30º), a Desafio Global (45º) e a EDP (74º) foram as três empresas portuguesas a figurarem na lista dos 100 organizadores de eventos e agências da Eventex para o ano de 2022. 

Já os Bea World contaram com dois finalistas portugueses, tendo um deles, a Expanding Group, vencido o 2º prémio na categoria Festivais, com o Festival Comida Continente. 

Portugal também viu muitas das suas empresas e instituições premiadas nos World Travel Awards

Com novas ações de sustentabilidade implementadas e com a visita de 300 mil pessoas, a Exponor faz um balanço positivo da retoma da atividade em 2022. O Convento do Beato reabriu oficialmente em novembro, com o objetivo de se tornar num dos espaços mais modernos da Europa. Também na capital, o CCB assinalou 30 anos de atividade e não podíamos deixar passar a oportunidade de entrevistar a administradora, Madalena Reis. 

As Jornadas de Protocolo da APorEP, as primeiras sob a batuta de Isabel Névoa Tavares, decorreram em Lisboa e foram muito participativas

A RXF comemorou 15 anos de atividade, no Sheraton Lisboa, com a exibição do filme promocional ‘Nunca’ e nós estivemos lá

Homem de desafios, Rui Ribeiro criou do zero um dos eventos de referência no país, o QSP Summit, e todos os anos a equipa que lidera consegue fazer mais e melhor e surpreender os participantes. O diretor de um dos maiores eventos de management do mundo dá uma rara entrevista à Event Point, que vale a pena ler. 

Presidential Train terminou as suas viagens e Gonçalo Castel-Branco fez um balanço do projeto. 

Dezembro: Event Point lançou o Geração F

Foi publicado em decreto-lei o regime de restituição do IVA suportado e não dedutível com as despesas relativas à organização de eventos e similares para empresas que tenham como atividade principal a sua organização. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, afirmou que “esta é uma importante medida para o setor dos eventos que, após a queda abrupta nos anos mais intensos da pandemia, volta agora à sua normal atividade. Esta medida acordada no Acordo Médio Prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, é determinante para que o setor recupere com confiança e estabilidade.”

Assinado por Alistair Turner, o IBTM World Trends Report indicou uma mudança no ‘tom’ da indústria e dos negócios em geral. 

Em dezembro, decorreu em Ponta Delgada o Congresso da APAVT, com o claim “Fazer”.  Mão de obra, aeroporto de Lisboa, um hub que permita a ligação com os destinos de longa distância e, finalmente, diminuição da carga fiscal, foram quatro notas finais de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

A Event Point lançou o Geração F. F de Futuro, e por isso convidámos jovens, que já trabalham há alguns anos em eventos, e a quem são reconhecidas qualidades para poderem vir a ser os futuros líderes desta indústria. Veja os dois primeiros episódios aqui

O ano de 2022 começou com muitas restrições aos eventos e terminou com um mercado ao rubro. Janeiro: Ainda a…