Novas regras para os eventos existem, mas aguardam publicação
A informação dada por António Marques, coordenador da task force da Direção Geral de Saúde (DGS) para os grandes eventos.
A comissão da DGS dirigida por António Marques já entregou, em abril passado, um documento em que define uma série de procedimentos, e as regras com que será possível organizar eventos. Mas como recordou o responsável, falta agora haver uma decisão política, e a publicação definitiva dessas regras.
O que se percebeu da apresentação de António Marques no congresso da APECATE, em Peniche, é que, do ponto de vista dos técnicos, não há nenhuma razão para não se poder ser mais audaz, e aumentar por exemplo o número de participantes permitidos nos eventos. Isto atendendo à evolução da pandemia, mas sobretudo ao avanço da vacinação em Portugal.
António Marques defende ainda que, havendo procedimentos claros, e havendo a prova, por parte dos organizadores, de que todas as regras estão a ser cumpridas, ao fim de um período definido de tempo, os eventos estejam autorizados pela DGS, ainda que de uma forma tácita. O professor e médico recordou várias vezes ao longo da sua intervenção que dirige uma comissão consultiva, e não lhe cabe a eles o poder executivo.
A informação dada por António Marques, coordenador da task force da Direção Geral de Saúde (DGS) para os grandes eventos.…