Governo está a trabalhar num mecanismo financeiro para apoiar eventos
Foi uma das informações que a secretária de Estado do Turismo partilhou no APECATE Day.
O Governo quer que Portugal continue a ser um destino competitivo para eventos. E, por isso, quer avançar com um mecanismo financeiro para apoiar eventos de interesse turístico, que contribuam para a imagem dos destinos onde acontecem. Isso mesmo adiantou a secretária de Estado do Turismo (SET), Rita Marques, durante mais uma edição do APECATE Day. Este apoio será pensado para eventos de grande dimensão internacional, sejam desportivos, artísticos, culturais ou espectáculos.
A SET anunciou ainda o relançamento do selo Clean & Safe, que acaba este mês de abril. O ministro da Economia, Siza Vieira, vai anunciar hoje (12 de março) medidas de apoio às empresas. Rita Marques lembrou que o setor do turismo já foi alvo de apoios de cerca de dois mil milhões de euros.
Em relação à abertura, a SET deu conta de que foi estabelecida uma comissão técnica na DGS (Direção Geral da Saúde), liderada pelo médico do Hospital de São João, António Marques da Silva, que vai emitir que roteiro que indique as regras para as várias tipologias de eventos. A APECATE vai reunir com esta comissão para ajudar a preparar este referencial.
Durante a conferência, o presidente da Apecate, António Marques Vidal, deu conta de uma série de problemas com que o setor dos eventos se tem deparado desde o início da pandemia, sobretudo no que diz respeito à burocracia e falta de clarificação de regras.
“Não podemos continuar a gastar forças e dinheiro e a perder qualidade perante situações de falta de competência que existiram na primeira abertura”, referiu.
Em relação aos apoios, o presidente da APECATE sublinhou que todas as medidas de apoio “são curtas, não chegam”, e por isso apela que se aposte na abertura.
“No primeiro desconfinamento assistimos a leis feitas a pressa, que não eram claras. Gastávamos imenso tempo a pedir esclarecimentos se podíamos fazer isto e não podíamos fazer aquilo. Temos que ter leis que sejam claras e que tenham uma leitura sem dúvidas, sobretudo no setor do turismo”, adiantou Marques Vidal.
Foi uma das informações que a secretária de Estado do Turismo partilhou no APECATE Day. O Governo quer que Portugal…