As empresas estão financeiramente “exaustas” mas com forças para voltar

O presidente da APECATE faz um balanço “extremamente positivo” do 10º Congresso da associação.

“O balanço é extremamente positivo” declarou António Marques Vidal à Event Point no final do 10º Congresso da APECATE. O presidente da associação acredita que o encontro produziu conhecimento e trouxe perspetivas novas ao setor. Marques Vidal destaca os debates sobre as questões do ordenamento e da necessidade de interação entre os diversos organismos; sobre os recursos humanos e sobre a legislação laboral. Desta última discussão, surgiu a conclusão de que “o que temos é de evoluir mesmo na nossa abordagem, porque sabemos que o nosso setor é difícil de enquadrar no quadro legal existente, mas há caminhos e oportunidades que depois de construídos, se calhar resolvem muitas das questões com que as empresas se debatem”.

O presidente da APECATE, que na abertura do congresso instava à resolução dos problemas de fundo do setor, o maior dos quais o ordenamento, de modo a que este esteja mais bem preparado para as crises, acredita o evento ajudou a “criar pontes e comunicação”. 

Quando o tema do congresso “Back on Track” foi gizado, a APECATE estava longe de pensar que uma guerra na Europa iria ensombrar o momento atual, em que se começava a falar de retoma. Mas este “mas” não impediu a discussão sobre o futuro. E as empresas estão “com vontade e com força”, apesar de terem sofrido “imenso”. “Uma das características deste setor é não parar perante o problema, antes pelo contrário, o setor analisa e encontra soluções”, sublinha Marques Vidal, e está pronto para voltar.

O 10º Congresso da APECATE decorreu em Guimarães, a 8 e 9 de março.

O presidente da APECATE faz um balanço “extremamente positivo” do 10º Congresso da associação. “O balanço é extremamente positivo” declarou…