APECATE: preço dos combustíveis afeta a sobrevivência das empresas marítimo-turísticas
A associação propõe algumas medidas para minorar este problema no setor dos eventos e animação turística.
A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos alerta o Governo para o facto de a escalada dos preços do combustível estar a colocar em causa a sobrevivência das empresas marítimo-turísticas. Avança a associação que, depois de dois anos de pandemia, as empresas estão com graves dificuldades para conseguir resistir e manter a sua capacidade operacional.
Para minorar este problema no setor dos eventos e animação turística, a APECATE apresenta algumas propostas, que passam pela redução do IVA nos combustíveis; por criar a ‘gasolina verde’ à semelhança do que existe no gasóleo (isenção de ISP); pela dedução do IVA dos combustíveis, nomeadamente da gasolina, à coleta (quando estes são necessários para efetuar as atividades de animação turística e marítimo-turística; e pela redução do IVA para 6% nas atividades para as empresas do setor dos eventos e animação turística.
“Caso não existam medidas para mitigar este problema, iremos assistir a um aumento significativo nos preços das atividades, diminuindo a capacidade das nossas empresas em operar e continuar a prestar os serviços turísticos, nomeadamente do setor dos eventos e da animação turística”, acrescenta a APECATE, em nota de imprensa.
A associação propõe algumas medidas para minorar este problema no setor dos eventos e animação turística. A APECATE – Associação…