APECATE pede reforço de verba para o programa Adaptar Turismo
Associação refere que as verbas disponíveis esgotaram em dois dias e apela a nova fase “com a maior brevidade”.
Na sequência da abertura do programa Adaptar Turismo, e reforçando a importância que esta medida tem para a sobrevivência das empresas, a APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos pede que o programa Adaptar seja reforçado em termos de verbas. De acordo com a associação, com um “valor escasso” de cinco milhões de euros, “a verba esgotou em menos de 48 horas após a abertura das candidaturas”, lê-se em comunicado.
A APECATE acrescenta que pouco mais de 5% dos seus associados conseguiram submeter candidatura, “existindo ainda relatos de empresas que sucessivamente tentaram aceder ao portal sem sucesso”. A associação considera que esta é uma prova de que o programa “era uma medida muito aguardada e pretendida”, pelo que a APECATE apela ao Governo “que encontre os instrumentos financeiros para uma nova fase com a maior brevidade”.
“Com a abertura do mercado nota-se um aumento elevado da procura assim como do aumento dos problemas de contexto, que condicionam a capacidade de resposta das empresas principalmente nas que operam fora dos grandes centros de destino”, sublinha ainda a APECATE.
O Programa Adaptar Turismo é um mecanismo de apoio à recuperação da atividade empresarial, que tem como objetivo apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, permitindo o ajuste dos métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-Covid-19. Para a APECATE, o programa é, “até à data, a única medida de recuperação que efetivamente alcança com êxito o setor das micro e pequenas empresas”, conclui.
Associação refere que as verbas disponíveis esgotaram em dois dias e apela a nova fase “com a maior brevidade”. Na…