APECATE pede que setor da animação turística faça parte do IVAucher

A associação manifesta desagrado pela decisão do governo de excluir a animação turística.

A APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) manifesta o seu desagrado pela exclusão da animação turística do programa IVAucher, cuja primeira fase iniciou-se hoje, 1 de junho. A associação refere, em comunicado, que “esta decisão do governo não está fundamentada em nenhum argumento sendo, por isso mesmo, uma grave atitude de exclusão de um setor tão fustigado pela crise”. E pergunta, “se todos os outros setores do turismo foram contemplados, porquê deixar de fora a Animação Turística?”

Segundo a APECATE, “o setor da animação turística é estruturante para o desenvolvimento de um turismo sustentável e é aquele que cria conteúdos e experiências que motivam a visitação nomeadamente aos territórios do interior”. “Este é um setor já muito penalizado com o IVA a 23% – quando todos os outros setores têm escalões menores – e, por isso mesmo, é de extrema justiça que seja apoiado garantindo a competitividade para o setor”, defende a APECATE. A associação lembra ainda do impacto que a pandemia teve no setor, e que podem fechar mais de 30% das empresas com a crise.

Lembre-se que o programa IVAUcher permite aos consumidores acumular o valor do IVA que pagam em compras efetuadas até 31 de agosto nos setores da restauração, alojamento e cultura, e reutilizar, nos mesmos setores, a partir de 1 de outubro. 

A associação manifesta desagrado pela decisão do governo de excluir a animação turística. A APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de…