VISITA A ESTAÇÕES NÁUTICAS FRANCESAS

A APECATE, representada por José Saleiro, integrou a comitiva da Fórum Oceano que de 28 a 29 de Novembro se deslocou a França para visitar dois modelos de Estações Náuticas.

Esta comitiva pôde apreciar modelos implementados há mais de 20 anos, no sentido de avaliar qual o melhor para Portugal, tendo em conta as especificidades do território nacional e dos seus actores.

Foram visitadas as Estação Náuticas de Royan e de Rochefort, sendo a de Royan um modelo mais virado para o serviço à comunidade, nomeadamente na formação dos mais jovens para o mar, e a de Rochefort um modelo mais virado para o turismo, focado na geração de negócio.

A visita teve o total apoio da FEDETON – Federação Europeia de Destinos Náuticos, cujo presidente acompanhou a comitiva portuguesa nos dois dias, e dos responsáveis pelas Estações Náuticas, que apresentaram os respectivos modelos de funcionamento.

A integração de Portugal na rede europeia de Estações Náuticas é um objectivo de longa data da APECATE que, agora, com o alto apoio da Fórum Oceano, se começa a tornar realidade. Um projecto que acreditamos ser fundamental para afirmar Portugal como um destino de turismo náutico de excelência, que trará aos Operadores Marítimo-Turísticos mais e melhor negócio, nomeadamente de turistas estrangeiros.

Esperamos poder apresentar em breve, conjuntamente com a Fórum Oceano, o modelo nacional de Estações Náuticas, e com ele uma nova dinâmica e organização para o sector, tornando-o mais eficaz e profissional.

About the Author

By secretariado / Administrator, bbp_keymaster

Follow secretariado
on Dez 20, 2016