Polémica do Panteão deve servir para afinar regras

Tendo como base a recente polémica sobre a utilização do património em eventos, a APECATE vem expressar a sua concordância com a atual situação, que permitiu a utilização do património para a realização de eventos. Esta possibilita o acesso a locais e espaços de inegável interesse, que muitas vantagens têm dado às empresas portuguesas no confronto com a concorrência externa.

Esta utilização trouxe ao setor dos eventos claras vantagens e possibilidades sendo o seu impacto claramente positivo aos diferentes níveis:

  • Criou novas ofertas diferenciadoras, uma vantagem para o nosso Turismo;
  • É um modo de fazer mais pessoas viverem o património, reconhecerem a sua importância e necessidade de preservação;
  • Aproxima o património dos cidadãos, reforçando os laços e a cultura;
  • Ajuda ao financiamento dos espaços, criando mais uma fonte de sustentabilidade;
  • Reconhecemos que há vários assuntos a necessitar de ajustes, mas, apesar da polémica dos últimos dias, esta deve servir para estudar e afinar regras, não para recuar na política de abrir os espaços ao público.

É importante criar novas formas de viver o património, não se fixando num único modelo.

A APECATE, como representante do Sector, está disponível para se sentar, discutir o assunto e afinar os termos da utilização, sem prejudicar o carácter histórico, cultural e patrimonial dos vários espaços, privilegiando a sua função diferenciadora na construção de novos produtos para o Turismo e para os Eventos…

A Direcção

About the Author

By secretariado / Administrator, bbp_keymaster

Follow secretariado
on Nov 13, 2017