Painel 4 – Certificação de Competências: Um Novo Paradigma para a Formação

  1. A APECATE deve extrair as devidas consequências das informações e sugestões deixadas pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e desenvolver relações com os eurodeputados portugueses e com o Parlamento Europeu, directamente e/ou encabeçando iniciativas das associações sectoriais europeias de que faz parte.
    Deve estar atenta às possibilidades de candidatar, a apoios financeiros e outros, projectos do interesse dos sectores que representa, e fazê-lo tendo em consideração que, ao contrário do que por vezes se pensa, há matérias em que Portugal está mais avançado do que o resto da Europa. Veja-se, como exemplo, a existência da qualificação profissional de nível 5 para técnicos especialistas em Turismo de Ar Livre, aprovada pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e constante do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ),  situação única no conjunto dos países que, tal como Portugal, participaram nos três projectos europeus do Programa Leonardo da Vinci para a área do Outdoor.

  1. A APECATE deve acompanhar e divulgar o novo projecto de formação de profissionais de organização de Eventos LéCOLE – The event thinking school, iniciativa de uma associação privada de empresários, apresentada pelo seu director Hubert Dupuy, a qual, com base na definição das competências requeridas para os organizadores de eventos, criou um projecto formativo a todos os títulos inovador. Tratando-se de uma escola internacional aberta a todos os estudantes e profissionais portadores de uma licenciatura, caberá à Direcção da Secção de Congressos e Eventos a definição e organização deste trabalho de acompanhamento e divulgação.

  1. Como ficou bem evidenciado, quer no Protocolo assinado entre a APECATE e o Turismo de Portugal (TP) quer na intervenção de Ana Paula Pais, directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde teve lugar a primeira edição do curso-piloto em Turismo de Ar Livre, a APECATE, conceptora da componente tecnológica desta qualificação, é uma parceira reconhecida deste projecto. Cabe ao seu Departamento de Formação o acompanhamento deste CET em Turismo de Ar Livre, em curso nas escolas do TP de Coimbra e de Setúbal, assim como mobilizar os seus associados para receberem os estudantes no semestre dedicado à Formação em Contexto de Trabalho (Estágios). Cabe ao mesmo Departamento, em articulação com a Direcção, continuar a pugnar pela operacionalização do processo de Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências (RVCC) para esta qualificação, assim como pela autorização para implementação de formação modular certificada das respectivas UFCDs.

  1. De igual modo, deve a APECATE prosseguir o seu trabalho de desenvolvimento e clarificação das relações, ao nível da componente técnica, entre as actividades desportivas e de turismo de ar livre. Por tudo o que pode sugerir e ensinar, deve analisar cuidadosamente o modelo de RVCC para treinadores desportivos, já criado pela Departamento de Formação do Instituto Português do Desporto e da Juventude, apresentado pelo seu Director Mário Moreira.

  1. A APECATE deve assumir a sugestão de um estudante do CET em Turismo de Ar Livre, surgida no debate deste Painel, de implementação de um curso de nível 4 nesta área. Este Curso, com a denominação de Animação Turística, faz parte das propostas do estudo promovido pela Confederação do Turismo Português, “Referenciais de competências para as qualificações do Turismo”, e consagra o pretendido: a aquisição de um conjunto de competências de base e transversais que compreendem a dinamização, sob supervisão, de actividades de animação turística que se configuram como actividades de turismo de ar livre e de turismo cultural. O objectivo será que substitua, com vantagem, a actual qualificação profissional de Técnico de Animação Turística. A sua implementação terá como consequência não só a preparação para os dois CETs já existentes (Turismo de Ar Livre e Turismo Cultural), como a sua natural promoção e divulgação.

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on Mar 01, 2017

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