Painel 3 – Internacionalização e Desenvolvimento de Negócio. Captação de Eventos

“O mais importante foi que aprendemos a trabalhar uns com os outros”, explicou Manuel Macías, director do Sevilla Congress and Convention Bureau, a propósito da experiência de acolher durante dois anos, entre 2014 e 2015, os EuBea – European Best Event Awards, um evento que este ano se vai realizar no Porto, depois de uma candidatura bem sucedida apresentada pela APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.

O responsável pelo Convention Bureau andaluz, que discursava no 5º Congresso da APECATE, referia-se à necessidade de sensibilizar todos os associados para que encarassem os EuBea como uma montra do destino perante centenas de organizadores de eventos de toda a Europa, incluindo muitos clientes de marcas importantes. E ainda à necessidade de juntar o esforço concertado de largas dezenas de empresas, entre agências, transportes, audiovisuais, catering, animação, etc., de modo a garantir o evento. Um desafio árduo, garantiu Manuel Macías, mas que deu frutos quase de imediato, com Sevilha a despertar o interesse, e a procura, para diversos eventos internacionais logo depois da primeira edição dos EuBea naquela cidade.

 Joaquim Pires, responsável pela área da Meetings Industry (MI) no Turismo de Portugal, fez um enquadramento da performance do país neste sector, destacando o nono lugar de Lisboa no ranking da ICCA. Em termos do que é o plano de marketing do Turismo de Portugal para a MI, ênfase para a criação de uma Plataforma Nacional da Oferta M&I em Portugal, o Programa de Apoio à Captação e Realização de Congressos e Eventos Corporativos e Associativos, e o desenvolvimento de um Ambassador Programme, envolvendo especialistas de Medicina, Engenharia, Inovação, Lifestyle, Urbanismo, Educação, Transportes e Advocacia.

About the Author

By secretariado / Administrator, bbp_keymaster

Follow secretariado
on Mar 01, 2017