Painel 2 – Ordenamento – Um Debate Inadiável

Projeto Eixo Verde e Azul – João Sousa Rego (Parques de Sintra Monte da Lua, S.A.)

Um projeto que visa fazer a requalificação do rio Jamor e seus afluentes criando um percurso pedonal e clicável desde a Serra da Carregueira até à foz do rio Tejo e que irá certamente ser uma excelente base para a criação de um percurso turístico que pode conjugar a fruição na natureza e no património num só produto. As empresas de Animação Turística devem ficar atentas à conclusão deste projecto.

Áreas Protegidas, Animação Turística e Ordenamento – José Guerreiro (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável)

Recentemente o CNADS a pedido do Sr.º Ministro do Ambiente emitiu uma reflexão sobre o modelo de gestão da rede nacional de áreas protegidas. Tendo sido esta apresentação baseada neste tema podemos concluir que muita há a mudar na forma como as áreas protegidas estão a ser geridas, sendo que essas mudanças passam pelo maior envolvimento dos stakeholders, nomeadamente nas empresas de Animação Turística que desenvolvem atividades dentro das áreas protegidas, visto que esta é uma das atividades humanas/económicas de grande compatibilidade com a conservação da natureza. Um maior envolvimento na gestão das áreas protegidas pelas empresas que desenvolvem turismo de natureza é fundamental, no entanto para que esta possa acontecer os instrumentos de ordenamento das áreas protegidas tem que ser mais flexíveis, adaptáveis e democráticos.

Ericeira, Reserva Mundial de Surf – Hélder António Guerra de Sousa Silva (Câmara Municipal de Mafra)

A Ericeira é a única reserva mundial de surf na europa. Esta conquista devesse a um trabalho conjunto entre o município, munícipes e empresas, trabalho esse que se pautou por persistência e pela força de vontade, acreditando que seria possível e importante para a Ericeira afirmar-se mundialmente pela via do surf, num momento em que muitos olhariam com alguma desconfiança para um projeto que seria tão pouco convencional. Hoje, é um projeto de sucesso que trouxe crescimento económico à região, dando corpo ao tema de desenvolvimento da economia de mar.

Problemas como a compatibilidade no uso das praias por banhistas e surfistas foram resolvidos através da criação de uma comissão que une todas as partes envolvidas em torno de uma mesa debatendo este e outros temas sempre com vista a encontrar soluções que não passem pela inibição de qualquer um dos usos previstos. Um bom exemplo de visão, gestão e desenvolvimento sustentável.

About the Author

By secretariado / Administrator, bbp_keymaster

Follow secretariado
on Mar 01, 2017

Próximos eventos

  1. Curso de Mergulho | Wind

    Novembro 18 - Novembro 19
  2. Curso de Mergulho | Vertente Natural

    Novembro 18 - Novembro 19
  3. Circuito Baleeira | Vertente Natural

    Novembro 19 @ 9:30 am - 1:00 pm