A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Observação de Aves no Baixo Mondego | Trans Serrano

Março 4

Descrição

Tomando o curso do Mondego com linha orientadora, visitaremos a Zona de Protecção Especial do Paúl do Taipal, em Montemor-o-Velho. Nesta zona húmida podemos encontrar várias espécies de patos, sobretudo o Pato-colhereiro, o Arrabio, o Pato-real e o Marrequinho. A Águia-sapeira, uma espécie presente ao longo de todo o ano, patrulha constantemente o caniçal à procura de surpreender uma presa incauta.

Continuando o percurso do Mondego até à sua foz, na Figueira, encontramos a Ilha da Murraceira, uma zona de estuário e de salinas, onde a diversidade e quantidade de aves aquáticas é considerável. Aqui, grandes números de garças aglomeram-se todos os invernos, como a Garça-branca-pequena e a Garça-real. Dentro deste grupo ainda se observa a rara Garça-branca-grande e o Íbis-preto. Mas o destaque vai para os formosos flamingos, os peculiares colhereiros e a singular Águia-pesqueira.

Ainda teremos a oportunidade de conhecer o Núcleo Museológico do Sal e perceber a importância da extracção desta matéria-prima, num habitat onde a conjugação da actividade humana com a natureza forma um oásis de vida selvagem.

Preço | Duração | Ponto de Encontro

  • Duração: 6h00
  • Ponto de encontro: Montemor-o-Velho às 9h00, no estacionamento do InterMarché (40°11’3.40″N; 8°40’19.30″W)
  • Preço: 17,5€/pax. Inclui guia, seguros e visita ao Núcleo Museológico do Sal

Deve levar água e um pequeno farnel (almoço leve à base de sandes e fruta). Recomenda-se vestuário e calçado adequado às condições climatéricas presentes em cada época do ano, nomeadamente: roupa leve, térmica e transpirável, um impermeável/corta-vento, gorro para proteger do frio e calças que permitam a liberdade de movimentos. A roupa deverá ser, de preferência, em tons neutros. Calçado resistente à água, em alternativa, galochas ou botas de borracha. Caso possua, deverá levar um Guia de Aves, binóculos e/ou telescópio, máquina fotográfica.

Para mais informações aceder aqui.

Details

Data:
Março 4
Categoria de Evento:

Organizador

Organizador:
Trans Serrano
Telefone:
235 77 89 38
Email:
Website:
www.transserrano.com