O seu objetivo é trabalhar a área dos operadores de Turismo de Natureza, apoiando o sector e em especial os associados desta área Tem sido empenho da Direcção da APECATE, desde o momento da sua constituição, agir junto da Tutela do Turismo, do Ambiente e das Direcções de algumas áreas protegidas no sentido de facilitar a operação dos empresários de animação turística nestas áreas. Apresentou várias propostas sobre as Cartas de Desporto de Natureza, no sentido da sua alteração para Cartas de Turismo de Natureza, mais simples e mais eficazes. Sob o ponto de vista legislativo, solicitou a revogação completa do diploma que ainda as considerava – o DR 18/99 – o que apenas foi conseguido em 2015.

Entretanto, foram criados Conselhos Estratégicos nos quais devia estar consagrada a representação de operadores de turismo de natureza. A APECATE foi convidada a integrá-los e nomeou como seus representantes associados que desenvolvem programas nas respectivas áreas.

Tem trabalhado com todos os intervenientes nesta área, procurando soluções para os diferentes problemas que vão aparecendo, procurando sempre desenvolver um turismo responsável e sustentável.

Informação complementar

Memorando APECATE – Preocupações e propostas sobre a actuação das empresas de Animação Turística nas áreas protegidas (Junho 2015)

Resposta recebida da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (Setembro 2015)

Seja nosso Associado!

Saber Mais

Precisa de Ajuda?

Temos um formulário, para o ajudar a resolver problemas!

Pedir Ajuda

Encontre os Associados

Ver todos os Associados


  • Qual o Tipo de Atividade que procura?