O DOTC foi criado com o propósito de contribuir para a estruturação de um sector que, pela sua natureza, obriga a trabalhar com duas dimensões da sociedade e da economia em particular: por um lado, o Turismo, por outro, a Cultura – aqui em grande parte representada pelo património cultural. A articulação estratégica entre estas duas áreas tem sido difícil de promover em Portugal, por diferentes motivos de natureza muito diversa mas que se prendem, essencialmente, com a relativa juventude da sociedade portuguesa em matéria de práticas culturais associadas a exploração económica.

O DOTC da APECATE desenvolveu, como primeiro trabalho, uma proposta de referencial de formação para Técnicos de Turismo Cultural, proposta essa publicada na documentação relativa ao Selo de Qualidade APECATE. Mais recentemente, igualmente no domínio da formação,  produziu uma análise crítica do Curso de Especialização Tecnológica (CET) para especialistas em Turismo Cultural e do Património, uma iniciativa do Turismo de Portugal, IP.

O DOCT da APECATE gostaria de contribuir para uma definição de linha formativa dos jovens profissionais do futuro que os capacitasse verdadeiramente para a criação de produtos de turismo-cultural. Uma criação desenvolvida em estreita articulação com as entidades nacionais e regionais da área da cultura e do turismo, contribuindo dessa forma para uma progressiva abertura à sociedade civil no que diz respeito à gestão, à exploração e à adição de valor a um bem que é pertença de todos, como é o caso do património cultural.

Seja nosso Associado!

Saber Mais

Precisa de Ajuda?

Temos um formulário, para o ajudar a resolver problemas!

Pedir Ajuda

Encontre os Associados

Ver todos os Associados


  • Qual o Tipo de Atividade que procura?