A Animação Turística é um subsector do Turismo em Portugal, constituído por quase 4000 empresas que organizam e comercializam uma enorme diversidade de actividades. Apesar das múltiplas formas como interagem e se entrecruzam, podemos categorizá-las em três tipologias: turismo de ar livre, turismo cultural e exploração de parques temáticos.

Estas actividades têm vindo a desenvolver-se, fundamentalmente, em duas direcções: dão corpo a programas turísticos de descoberta activa da paisagem e do património, muitas delas enquadráveis no chamado Turismo de Experiências; e são parte integrante dos programas de teambuilding dos eventos corporate.

Toda a oferta do sector da Animação Turística tem grandes potencialidades no quadro da Internacionalização. Faz parte do segmento exportador e os seus produtos têm grandes vantagens para o país: geram efeitos multiplicadores significativos, criam milhares de postos de trabalho directos e indirectos, contribuem decisivamente para a sustentabilidade das regiões onde se desenvolvem e, mercê da sua relação simbiótica com o território, não são deslocalizáveis.

Embora não exista um Código de Classificação das Actividades Económicas (CAE) único para o Turismo e algumas actividades de animação estejam, também, dispersas em termos de classificação, a organização de actividades de animação turística tem um CAE específico – 93293, o que facilita a análise estatística sobre o real valor desta actividade económica.

A APECATE é a única associação do sector da Animação Turística. Reconhecida como interlocutora da administração central, regional e local, tem dado um contributo decisivo para a sua estruturação, para a formulação dos principais problemas e necessidades sentidos pelos empresários e para a busca permanente de soluções.

Informação complementar

Consulta do Registo Nacional de Agentes de Animação Turística

A Animação Turística em Portugal – 2014. Caracterização das empresas e da procura, Turismo de Portugal, 2015

Turismo Activo – Uma realidade em mudança, Revista trimestral Porto e Norte Outubro 2014

As empresas de animação turística e as actividades em família, Revista Outdoor Julho 2014

Brochura Actividades de Ar Livre, fruto de parceria entre a Direcção Geral do Consumidor, o Turismo de Portugal e a APECATE 2013

Turismo Sub-Aquático: Um novo nicho de mercado a desenvolver, Revista Outdoor Julho_Agosto_Setembro 2013

Como desenvolver o turismo de bicicleta em Portugal, Revista Outdoor Janeiro_Fevereiro 2013

Conquistar o mercado externo, Revista Outdoor Maio_Junho 2012

Turismo Náutico, Revista Outdoor Março_Abril 2012

A segurança nas actividades de ar livre, Revista Outdoor Novembro_Dezembro 2011

 

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